- Flávia Ferreira
- Vinicius Marques
- Rarion Lopes
1° ano B
1° ano B
Aqui vemos um peixe, numa pintura mural das catacumbas, sem muitos detalhes, pintura simples e rude.
Vemos a imagem, de uma capela grega das catacumbas, com algumas imagens em seu teto, nesse lugar era onde eram enterrados os mártires.
Não se ve bem ao certo, a imagem com muita precisão, mais vemos que provavelmente pode ser a representação de Jesus Cristo, a arte é rude, com muitos detalhes, mas acaba sendo simples.A Arte Egéia ou Arte do Mar Egeu se associa às culturas que surgiram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta de 3000 A.C., a civilização Egéia eram vários povos que apresentavam características comuns, mas em razão da diversidade do território, mantiveram algumas características próprias, que por sua vez permitem dividir a civilização em três principais culturas:
Na figura, vemos que é uma escultura com muito mais movimento do que no Egito, e é uma arte minóica, e a escultura representada é a deusa das serpentes.
Aqui, vemos uma representação da civilização cicládica, com ídolos geometrizados com grande nível de abstração
A Cultura Cicládica, é famosa por idolos geometrizados e até se pode se dizer com grande nível de abstração como na imagem.
A Cultura Minóica, era representada por pinturas que mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e com muito contraste,outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar, como vemos na imagem, animais marinhos.

As representações dos faraós, que mantinham-se praticamente inalteradas desde o começo da história do país, agora eram realizadas de uma maneira menos formal e solene, em poses mais relaxadas,como vemos o busto "Rainha Nefertiti" possui uma graça e fluidez jamais vista na arte egípcia.
A esfinge, com corpo de leão, cabeça e busto de mulher, com 19,8 metros de altura, também dessa época, já demonstra o gosto egípcio por esculturas em larga escala.
Vemos dois Faraós, o homem representado em vermelho, e a mulher em ocre, sempre seguindo as Leis de Frontalidade.
Nas imagens à cima, podemos ver que os servos são menores que os prováveis faraós, que por sua importância são representados bem menores que os faraós, e os homens são representados em vermelho e as mulheres em ocre.
Nesse vaso, vemos o estilo com fundo avermelhado, os artistas riscavam os detalhes do desenho com agulha e eepois, inverteu-se o esquema de cores.
Nessa escultura podemos ver que os gregos sempre pretendem mostrar em suas esculturas, o homem belo, forte, simétrico, discreto e harmonico, vemos a crença na religião através da representação de figuras religiosas, os gregos introduziram o nu na arte. Na escultura, o antropomorfismo ( esculturas de formas humanas ) foi insuperável, as estátuas adquiriram equilíbrio e perfeição das formas.
O escultor esta representando superficialmente as feições e músculos de um homem grego, à sua tendência foi privilegiar a estética do humano e da beleza, esta representação se refere à uma estátua de um atleta atirando o disco, cujo nome da estátua é Discóbolo de Míron.A figura humana foi o principal motivo da arte grega, eles valorizavam o homem, então a arte estava de acordo com o pensamento da época, a arte e a arquitetura buscavam o equilíbrio e moderação, as estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento, as proporções ideais das estátuas representavam a perfeição do corpo e mente.
Na imagem, vemos o Parthenon de Atenas, os fustes não se firmam diretamente na estilóbata, tem uma base que as liga os gregos tratavam como grandes esculturas com as normas de simetria e proporções ideais.
Na representação acima, vemos o padre realizando um batismo, e os demais fiéis em volta, aguardando para serem " santificados ", na imagem observamos imperadores, e alguns anjos, que são significativos para a cultura bizantina, já que são ícones dessa arte, essa arte volta-se principalmente para a religião.
Na imagem acima, vemos a Igreja se Santa Sofia, e como na arte bizantina, é planeada sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, que deram origem a edif´cios grandes e decorados. Anteriormente as igrejas eram sustentadas por colunas, onde haviam capitéis trabalhados e decorados com revestimento de ouro.
O Mosaico é outra forma de representação de imagens na arte bizantina, a principal característica é o seu envolvimento com a religião, na imagem vemos que Jesus Cristo, é representado em mosaico, e as cores também chamam a atenção na imagem em si, o mosaico não é destinado somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores. No mosaico bizantino as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade, a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais que é o ouro.
A imagem acima, é uma representação da Virgem Maria com o Menino Jesus no colo, e do lado esquerdo e direito um homem e uma mulher os servindo, as cores utilizadas, destacam o foco para a Virgem e o Menino Jesus, podemos observar características da arte bizantina no alongamento do rosto, na utilização das cores e no tema que é religioso.
A imagem acima Representa a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, encostado em seu rosto,e ela o acariciando. É também conhecida como "Madona amorosa", ou do doce amor, pois a imagem representa uma cena de bastante afeto, ou carinho entre mãe e filho. O artista introduziu a arte bizantina no alongamento da figura representada e também nas cores.