domingo, 18 de abril de 2010

A Arte Cristã Primitiva

Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos passaram a mostrar seus ensinamentos, os primeiros cristãos de Roma enterravam seus mortos em galerias subterrâneas, chamadas catacumbas,dentro dessas galerias, o espaço para receber o corpo das pessoas era pequeno,os mártires, porém, eram sepultados em locais maiores que passaram a receber em seu teto e em suas paredes laterais as primeiras manifestações da pintura cristã. É importante notar que essa arte cristã primitiva não era executada por grandes artistas, mas por homens do comuns, convertidos à nova religião, por isso sua forma rude, às vezes grosseira, mas, sobretudo muito simples.

Aqui vemos um peixe, numa pintura mural das catacumbas, sem muitos detalhes, pintura simples e rude.
Vemos a imagem, de uma capela grega das catacumbas, com algumas imagens em seu teto, nesse lugar era onde eram enterrados os mártires.

Não se ve bem ao certo, a imagem com muita precisão, mais vemos que provavelmente pode ser a representação de Jesus Cristo, a arte é rude, com muitos detalhes, mas acaba sendo simples.

Como vemos, a arte cristã primitiva, assim, como a arte bizantina se liga principalmente com a religião, na imagem, vemos a representação de um homem junto do seu rebanho. Podemos perceber a arte " grosseira ".

A imagem acima é de alguma catacumba e representa uma mulher com os braços levantados em súplica e oração num cenário que sugere o paraíso, podemos perceber que como essas pinturas muitas não eram executadas por grandes artistas, não é rica em detalhes e acaba sendo uma pintura simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário