domingo, 18 de abril de 2010

A Arte na Civilização Egéia

A Arte Egéia ou Arte do Mar Egeu se associa às culturas que surgiram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta de 3000 A.C., a civilização Egéia eram vários povos que apresentavam características comuns, mas em razão da diversidade do território, mantiveram algumas características próprias, que por sua vez permitem dividir a civilização em três principais culturas:

  • Civilização Cicládica
  • Civilização Minóica
  • Civilização Micênica
Na figura, vemos que é uma escultura com muito mais movimento do que no Egito, e é uma arte minóica, e a escultura representada é a deusa das serpentes.

Aqui, vemos uma representação da civilização cicládica, com ídolos geometrizados com grande nível de abstração

A Cultura Cicládica, é famosa por idolos geometrizados e até se pode se dizer com grande nível de abstração como na imagem.

A Cultura Minóica, era representada por pinturas que mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e com muito contraste,outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar, como vemos na imagem, animais marinhos.




Vemos na imagem acima, que os guerreiros estavam se destinando à caça.
A Cultura Micênica era representada por sua arquitetura que tinha um caráter monumental,os temas mais presentes em suas cerâmicas e afrescos eram as cenas de caça, os guerreiros e desfiles de carros.


2 comentários: